Docentes

fernando.png

FERNANDO FERREIRA

Médico Veterinário, mestre e doutor em Saúde Pública, área de concentração Epidemiologia, pela Universidade de São Paulo, MBA em Data Science and Analytics pela Universidade de São Paulo (2024) e graduando em Engenharia da Computação. Professor Titular da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1C. Nos últimos anos atuou na coordenação do programa de pós-graduação e na chefia de Departamento e foi Coordenador Geral de Prevenção e Vigilância em Saúde Animal no Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura. Sua linha de pesquisa tem ênfase em epidemiologia animal, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, geoprocessamento, GIS - Sensoriamento Remoto e modelagem matemática, estruturação e avaliação de sistemas de vigilância baseados em risco para as diversas doenças bem como na estruturação de sistemas de detecção precoce da introdução de doenças em populações livres. Dentre os projetos desenvolvido pelo grupo de pesquisa, destaca-se sua atuação como Coordenador da Rede do AQUAEPI - do antigo Ministério da Pesca e Aquicultura, atualmente absorvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Atua como colaborador do Ministério da Agricultura e Pecuária, consultor na área de epidemiologia de diversos estados, entre eles, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo. Coordena as atividades dos pós-graduandos do LEB - Laboratório de epidemiologia e bioestatística (https://leb.fmvz.usp.br/pt-br), que realiza palestras com convidados e disponibiliza as mesmas com várias informações sobre a área no canal do grupo no youtube (https://www.youtube.com/user/lebvps).

   

grisi.png

JOSÉ HENRIQUE DE HILDEBRAND E GRISI FILHO

Médico Veterinário, é Professor Associado da FMVZ-USP, onde atua como docente desde 2013. Sua linha de pesquisa tem ênfase em sistemas de informação geográfica, redes complexas, modelagem matemática, saúde pública veterinária e saúde animal. Atualmente é representante suplente do VPS junto à Comissão de Graduação, da Categoria Professor Doutor junto à Congregação e responsável pela Sala Pró-Aluno da FMVZ/USP. Foi Prof. visitante na University of California Davis (EUA), junto ao Center for Animal Disease Modelling and Surveillance, de 03/2023 a 02/2024. Colaboradora: Prof. Beatriz Martinez-Lopez.

   

josesoares.png

JOSÉ SOARES FERREIRA NETO

Médico Veterinário, Professor Titular da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1C . Foi Chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP (1999 a 2003 e 2011 a 2015). Foi Vice-Diretor (2016-2019) e Diretor da FMVZ USP (2019 a 2023). Atualmente, é Professor Titular da FMVZ USP, consultor científico do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para vários programas nacionais e coordenador do Centro Colaborador em Saúde Animal. É consultor ad hoc da FAPESP, CNPq e de várias outras instituições de fomento e também de inúmeras revistas científicas. É pesquisador do recém-criado (maio de 2023) Collaborating Centre for Economics of Animal Health in the Americas Region da Organização Mundial de Saúde Animal, que além de pesquisadores da USP (ESALQ e FMVZ), abriga também pesquisadores da UnB, da Universidad Nacional Autonoma de Mexico, da Kansas State University e da Washington State University. Trabalha com Epidemiologia Veterinária e Programas Sanitários.

   

marcosamaku.png

MARCOS AMAKU

Bacharel em Física, atualmente é Professor Associado da Faculdade de Medicina - USP. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1C . Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia matemática, atuando principalmente no seguinte tema: epidemiologia - modelos matemáticos. O docente se destaca por confeccionar e coordenar modelagens matemáticas em diversos modelos saúde-doença, conforme evidenciado em várias de suas publicações científicas.

   

oswaldo.png

OSWALDO SANTOS BAQUERO

Graduado em medicina veterinária (Universidad Nacional de Colombia), com doutorado em epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em saúde pública (USP) e especialização em ciência de dados (Johns Hopkins University). É Professor Doutor da USP, vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (VPS-FMVZ) e ao Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados (nPeriferias-IEA). Coordena a Rede de Saúde Multiespécie (Rede SAME) da USP, dedicada à (re)produção do bem viver de coletivos multiespécies marginalizados (https://redesame.fmvz.usp.br). Trabalha com perspectivas decoloniais, biopolíticas, de ecologia política e de estudos sociais em ciência e tecnologia. Suas principais áreas de atuação são: saúde única em periferias simbólicas e geográficas, saúde coletiva, epidemiologia, manejo de populações de animais, modelagem Bayesiana, modelagem matemática e machine learning. Recebeu o Prêmio Antonio Carini do Instituto Pasteur. Primeiro Lugar pelo trabalho “Tamanho, distribuição e cobertura vacinal antirrábica da população de cães domiciliados do Brasil”. Recebeu o primeiro lugar com o projeto Saúde única em Periferias no 1o Prêmio “Aprendizagem Solidária - Experiências que transformam”, graças a sua inovação pedagógica e suas contribuições para uma sociedade multiespécie mais justa.

   

ricardo.png

RICARDO AUGUSTO DIAS

Médico Veterinário, Professor Associado da FMVZ-USP. Participou do Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/004 – Sistema de Defesa Agropecuária – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a avaliação dos resultados obtidos, com proposição de indicadores, ao longo dos últimos 10 anos, do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH). Colabora com a elaboração de políticas públicas no âmbito federal, junto aos MAPA e Ministério do Meio Ambiente, e nos âmbitos estadual e municipal. Tem trabalhado com projetos relacionados ao controle e erradicação de espécies invasoras em ilhas oceânicas, como os arquipélagos de Trindade e Martim Vaz e Fernando de Noronha, em associação com a Marinha Brasileira, ICMBio e WWF, além de estudos de ecologia de movimento de cães em guildas de canídeos no Cerrado e morcegos, com a finalidade de fornecer bases científicas para o controle da raiva e convívio harmônico com essas espécies. Atua na consolidação de redes de cooperação em biorrepositórios nacionais e continentais, para a vigilância de patógenos emergentes e que ameacem a biodiversidade. Em 2024, criou o Biorrepositório Nacional da Biodiversidade (BIONABIO), que trata de uma extensa rede de colaboração envolvendo diversos parceiros (gestores de fauna federais e estaduais, zoológicos, coleções biológicas e zoológicas, centros de triagem e reabilitação de fauna silvestre, pesquisadores de campo, serviços de atendimento à fauna e gestores de saúde pública) para a promoção da vigilância de patógenos emergentes na fauna brasileira.

   

Técnico de laboratório

antonio.png

ANTÔNIO DOS SANTOS RODRIGUES

Técnico em manutenção eletrônica