Comparando k amostras - abordagem paramétrica
Tutorial para resolução no SPSS: AP09_ExTodos_SPSS.pdf
Exercício 1
Cães foram alimentados com ração cujos peletes estavam recobertos com agentes que, acredita-se, tenham efeito na formação do tártaro. O acúmulo de cálculo foi medido por um índice que combinou estimativas da proporção coberta do dente e espessura do depósito. Vinte e seis animais foram aleatoriamente alocados em um de três grupos. O primeiro grupo é o controle, que receberia ração sem adição de qualquer agente, o segundo receberia ração com pirofosfato (P2O7) e o terceiro hexametafosfato de sódio (HMP). O índice de acúmulo de tártaro foi medido em cada animal após 4 semanas do início do tratamento. Os dados são apresentados na planilha racao.mtw. Pergunta-se se há diferença na intensidade de formação de tártaro entre os grupos (Petrie e Watson, 1999).
Roteiro:
Abra o arquivo ração.mtw (ração.sav no SPSS, ração.xls no Excel)
Checar as pressuposições:
- Variâncias iguais e dados com distribuição normal
Variâncias iguais:
Distribuição Normal:
Se as pressuposições foram atendidas, realize a comparação das médias:
Selecione o botão “Comparisons...”
Selecione os testes de Tukey e Dunnett para este último indique o grupo controle
Analise os resultados e diga se há diferença.
No Rcmdr (Exercicio 1)
1. Carregue o arquivo ração.xls .
a. Clique em Dados->Importar arquivos de dados-> de conjunto de dados do Excel, Access ou dBase...
b. Defina o nome do conjunto de dados, exemplo "kExercicio1”
c. Encontre e selecione o arquivo
d. Na janela aberta selecione “Planilha1” ou "Sheet1"
e. Clique em “OK”
2. Clique em Estatísticas-> Resumos->Teste de normalidade de Shapiro-Wilk...
a. Selecione a variável: tártaro
b. Clique em "OK"
c. Interprete os resultados
3. Clique em Estatísticas-> Variâncias ->Teste de Levene...
a. Selecione em Fatores: Grupos
b. Selecione em variável resposta: tártaro
c. Selecione em centro: média
d. Clique em "OK"
e. Interprete os resultados
4. Clique em Estatísticas-> Médias->ANOVA para um fator (one-way)...
a. Selecione em grupos: Grupos
b. Selecione em variável resposta: tártaro
c. Clique em comparação de médias 1 a 1
d. Clique em "OK"
e. Interprete os resultados
Exercício 2
Um biólogo está avaliando o efeito de três tipos diferentes de nutrientes na produção de zooplancton. Três tanques idênticos receberam, cada um, um tipo de nutriente. Após trinta dias de suplementação, o biólogo contou o número de zooplancton por unidade de volume. Os resultados são apresentados na planilha plancton.mtw (plancton.sav no SPSS, plancton.xls no Excel)
Pergunta-se: qual dos três tipos de nutrientes favorece mais intensamente a produção de zooplancton.
Roteiro:
Siga os passos do exercício anterior e verifique as pressuposições: Distribuição Normal e mesma variância
Compare as médias. Que teste você utilizaria como teste post hoc ? Você poderia utilizar o teste de Dunnett?
Exercício 3 (extra)
O professor de Métodos Quantitativos, preocupado com o desempenho dos alunos entre os grupos A, B, C e D, sorteou uma amostra de 8 alunos em cada turma, para avaliar as notas na prova. O objetivo era descobrir se alguma turma teve melhor desempenho. As notas estão na tabela notas.mtw (notas.sav no SPSS, notas.xls no Excel)
Pergunta-se: A qual conclusão o professor chegou?
Roteiro:
Siga os passos dos exercícios anteriores, não esquecendo de verificar as pressuposições: distribuição normal e mesma variância?